ATUALIZAÇÃO 2021
Anos 90...................................
... |
SD Entre amigos, se divertindo durante visita ao balneário de Boqueirão/PB.
FONTE: Bastinho Presley, via Facebook. TRATO: Evaldo Brasil.
2018........................................
... |
26ABR *Ativista cultural, especialmente do movimento de dança de rua, também conhecido como B-Funk, é uma das figuras que se destacam pela dedicação àquilo que escolheu: a dança.
FONTE: Idem. TRATO: Idem.
FONTE: Idem. TRATO: Idem.
2021........................................
18JUN De repente, mal soubemos da internação, estava se recuperando da Covid-19, receberia alta hospitalar e teve uma PCR.
IMAGENS&EDIÇÃO: e-Brasil Reggaval.
................................................
... |
ARTE: Vant Vaz, via Facebook/Instagram. TRATO: Evaldo Brasil.
HOMENAGEM
Com imensa tristeza anuncio o falecimento do querido Bastinho do Funk (B Funk ou Bastinho Presley por ser fã do Elvis) de Esperança (PB) neste sábado 18 de junho de 2021. Mais uma vítima terrível da Covid-19. Ele foi um verdadeiro anjo que partiu.
Bastinho conheci no Festival de Arte de Areia lá por 2011, dançamos juntos na Praça. B.Funk foi um guerreiro da dança e que deixou seu legado, ele, como eu, somos parte de uma geração da Era Funk e dança de rua, que seguiu caminho sonhando e agindo tendo as danças urbanas como guia.
B Funk foi da primeira geração de dança de rua da Paraíba, do Brasil e claro, do mundo.
Ele, para além da dança e com ela, levou muita alegria para as escolas de sua cidade quando fazia apresentações de dança funk para as crianças e jovens nas escolas em Esperança. Também era um tipo de animador ou brincante que levava alegria para as crianças no natal de Riacho Fundo e outros lugares. Ele também comandava os salões de dança com passinhos puxando as pessoas para dançar e foi uma lenda no ginásio Vovozão.
Bastinho era uma figura histórica de Esperança. Desde criança dançava funk na praça. e era uma presença marcante nas festas de Areial, Remígio, Areia, Alagoa Nova e cidades circunvizinhas.
O querido amigo Múcio do grupo Vivarte The Boys de Remígio resume a grandeza de Bastinho e sua importância na região do Brejo e das serras:
“B-funk foi uma de nossas referências e de vários outros grupos da região de Esperança, Remígio, Areia, Alagoa Nova, Areial, Campina. Uma referência que esteve presente em uma época de poucos.”
Deixará uma brecha enorme e desde já, conclamo aos artistas das danças urbanas e da cultura Hip-Hop para fazer dele o nosso ícone de resistência.
Vant Vaz (Coletivo Tribo Éthnos) 19 de junho de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nossa história agradece as suas colaborações. Continue participando deste trabalho colaborativo.