Entre 1923 e 1927, circulava nas páginas de A Noite/RJ, de 31/08/1923 e de 12/10/1927; O Imparcial/RJ, de 02/06/1924; e Correio da Manhã/RJ, de 11/10/1927. Ele entre Pernambuco e Rio de Janeiro, então nossa Capital.
Não é de se estranhar que entre 1924 e 1927 publique Cysnes, livro de poesias lançado no Rio de Janeiro e a tese de conclusão de curso Estética do Direito, também lá. Em 22 de maio de 1925 profira o célebre discurso “Esperança, Lírio Verde da Borborema”, por ocasião da visita de João Suassuna, então “presidente do Estado da Parahyba”, para inaugurar o Serviço de Iluminação Urbana da quase cidade Esperança. E em 1927, na Capital do Brasil, lança Sombra Iluminada, bem como Cordialidade, Estudo Literário, 1ª Série, que teria sido lançado em Nova Iorque, EUA.
Agente ativo naquela década sem perder o vínculo com Esperança, Silvino Olavo esteve fazendo “a leitura de seu livro de versos” (23) e dividindo o palco com Murillo Araújo e Gomes Filho (24) em Pernambuco; marcando presença nas homenagens da delegação desportiva Parahybana à imprensa carioca, fazendo parte de ambas (27).
Mas, que não pareça que naqueles tempos difíceis as coisas fossem mais fáceis que hoje. Só em agosto de 1985 é que ele ressurgiria pelo trabalho de Roberto Cardoso e Marinaldo Francisco (Cisnes e Sombra Iluminada). A partir de então todos sabem! E agora, temos Rau Ferreira, o agente ativo dos anos atuais.
Evaldo Brasil, 09/01/13
Obrigado Evaldo, ainda bem que alguém se lembra. Não fosse a sua intervenção, estaríamos todos fadados ao descaso cultural!
ResponderExcluirAtt.
Rau Ferreira
Blog HE
As botijas do chá e da água, que eu acerbo; dou por sugestão antes uma imagem de uma boa garrafa de vinho?!... Que dizes?!... São gostos, (claro) mas a estética e a oxigeusia decerto acompanham esta minha ideia!...
ResponderExcluirAbraço «ex-corde» marcos
Como dizemos por aqui, se queres vinho, venha! Sugestão aceita e bem vinda. Este espaço estava com pouco uso, volta querendo experimentar... Aguardemos!
Excluir